Secretaria de Educação - Igrejinha/RS - Educação Infantil

Secretaria de Educação - Igrejinha/RS - Educação Infantil

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Qualificação por etapas: “Saber ver é sentir o que se olha...”

   A qualificação por etapas do mês de junho aconteceu respectivamente no  dia 06  para a Etapa Creche e no dia 16 para os Professores da Etapa Pré-escolar, na sala de Reuniões da SME, com o Tema: Saber ver é sentir o que se olha...
          Nestes dias tivemos a presença do Secretário de Educação Sr. Luis Carlos Trombetta que parabenizou os professores pela produção e exposição de materiais pedagógicos utilizados nas práticas nas Escolas de Educação Infantil e abriu espaço para diálogo com os grupos que puderam colocar suas opiniões e sugestões sobre os diversos assuntos que contemplam os fazeres da Educação Infantil, além de questionarem aspectos de ordem administrativa que permeiam suas suas funções.
      A introdução do tema  “Saber ver é sentir o que se olha...” foi com o Vídeo Pedagogia do Olhar, com pensamentos de Rubem Alves, construído pela SME com fotos das escolas, fazendo reflexões sobre “os olhares” na Educação Infantil. Sendo que a leitura do texto deu-se através da poética do olhar dos professores. 



            Após, observamos algumas imagens sobre Ilusão de ótica, fizemos relações com o que acontece na escola, pois muitas vezes não conseguimos ver a situação como um todo e através dos exemplos pudemos perceber que com atenção podemos "ver" algumas coisas que não estão explícitas logo no primeiro "olhar" e que com as crianças pequenas isso acontece constantemente, pois elas aprendem, se desenvolvem e demonstram seus conhecimentos de formas próprias, expressando-se e comunicando-se de diversas maneiras que devem ser interpretadas pelos professores.

Uma das imagens utilizadas:


Conversamos sobre a diferença entre ver e olhar, pois "olhar" quer dizer: fixar os olhos em...dirigir a vista e "ver" quer dizer: perceber pela vista, ver com os olhos do espírito, ver com o pensamento, ver com a imaginação.
Cada pessoa tem uma visão subjetiva do mundo, daquilo que a rodeia, de acordo com a sua cultura, a sua educação, identidade, estado de espírito…e também alguns pré conceitos que a sociedade traz enraizada.
Como pudemos constatar, os verbos olhar e ver, apesar de semelhantes, têm significados distintos. Assim, podemos estar olhando, sem, no entanto, conseguirmos realmente ver e com essas reflexões pudemos fazer muitas relações com o cotidiano das escolas, pensando nas crianças, nas famílias, nos colegas, etc.


Observamos imagens de "olhares" de crianças, algumas famosas, algumas desconhecidas e algumas que já não estão mais entre nós, pensando sobre como foi ou é a vida de cada uma dessas pessoas e que a forma como elas foram ou são "vistas" pode mudar a sua vida e seu futuro.

Dois dos exemplos que utilizamos:




O exemplo de Adolf Hitler nos mostra o contexto que ele viveu e cresceu e que talvez ele não tenha sido "visto" na sua infância e o Pelé é um exemplo legal, pois ele se tornou um craque no futebol por incentivo de um professor e isso mostra que ele "visto" por alguém e que nós também temos muitas crianças com grandes potenciais, porém, muito não tem a oportunidade de ser "vistos".
Depois realizamos o jogo dos Singulares, onde apresentamos sete personagens e os com apenas algumas características físicas o grupo foi desafiado a descobrir qual a profissão os mesmos exerciam. Com esta atividade, trabalhamos a questão daquilo que culturalmente vamos agregando ou deixando agregar ao olhar ( preconceitos, estereótipos...).  
Logo, convidamos os professores a confeccionar óculos coloridos, fazendo o convite à "ver" a vida com outros olhos, mais colorida, mais bonita e com isso, mostrar a possibilidade de experimentar a possibilidade de novos olhares sempre.











Tivemos ainda a apreciação da Exposição “Olhares sobre os fazeres pedagógicos na Educação Infantil” com materiais pedagógicos construídos pelos professores para atender às necessidades das crianças. Os materiais são lindos e confeccionados com muito carinho pelos professores, pois sabemos que todos têm enorme preocupação com a aprendizagem e desenvolvimento das crianças e estão sempre "inventado" coisas novas para desenvolver suas práticas pedagógicas.

Estas são algumas fotos da exposição:





















Depois do intervalo, estudamos, dialogamos e refletimos sobre o texto “Educando o olhar da observação” de Madalena Freire, que foi enviado para as escolas com antecedência para que todos pudessem fazer a leitura e suas considerações. Utilizamos uma técnica diferente, com uma caixinha com o texto dividido em pequenas partes, onde havia também uma surpresa (doces) para quem pegasse uma parte do texto e fizesse a leitura para abrir o debate para o grupo.

 Neste momento surgiram muitas colocações significativas sobre como o professor "vê" e acompanha a aprendizagem e desenvolvimento das crianças e ainda sugestões de como podemos observar, registrar e avaliar os processos pedagógicos.

Encerramos com a avaliação da qualificação e entrega de um cartão com a música Sonho de uma flauta do Teatro Mágico.



Se

Segue a avaliação da Qualificação

Etapa creche
Nº participantes: 29





Comentários e Sugestões:
“A qualificação de hoje foi ótima, a ideia da exposição e o momento da conversa também.”
“Posso declarar que essa foi a melhor reunião realizada na etapa creche, com espaço para diálogo, exposição de materiais, espaço para troca de experiências, assim percebendo que estamos sendo vistas e valorizadas, dessa forma podemos acreditar e vislumbrar melhoras para a nossa classe. Assim como foi de grande valia a presença do secretário na nossa reunião. Com o coração aberto, muito obrigada.”
“Muito proveitosa a fala do professor Luis Trombetta.”
“As visitas da Marcela às escolas são interessantes, mas poderiam escutar as professoras, quem sabe as informações não se perderiam, já que hoje ficou entendido que as coordenadoras não estão transmitindo nossas inquietações.”
“Foi uma reunião reflexiva, democrática e transparente. O olhar deve ser direcionado tanto para as crianças por parte das educadoras como para as professoras por parte da Secretaria de Educação.”
“Parabéns!”
“Foi muito boa a temática sobre o olhar.”


Etapa Pré-escolar

Nº participantes: 22








Comentários e Sugestões:
“O diálogo foi significativo e contribuirá para o trabalho pedagógico.”
“Muito bom o tema.”
“Mais uma tarde bem aproveitada, conhecimentos adquiridos, troca de experiências e espaço para compartilhar e também desabafar inquietudes vivenciadas em nossa prática pedagógica.”
“Pedimos que a SME, Equipe e Secretário peçam para as respectivas diretoras e coordenadoras exigirem menos das professoras.”
“Bom podermos ter espaço para nos comunicarmos e sanarmos dúvidas.”
“Gostei muito, com certeza sempre temos que aprender junto com nossos alunos, ter responsabilidade e amar muito cada vez mais. Nossas tardes de qualificação passam muito rápido, pois as trocas dos grupos são muito importantes.”
“Legal a troca de ideias e compartilhamento de conhecimentos através da exposição e diálogo sobre a realidade de cada escola/turma, a importância e interesse demonstrados por parte da equipe pedagógica em relação às nossas “angústias” e fazeres.”
“É muita reclamação e pouca ação, pra mim o saber está ótimo.”
“Gostei das dinâmicas apresentadas na reunião, bem diversificadas.”
“Obrigada pela reflexão e suas sugestões.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário