A coordenador
Silvana iniciou a tarde falando sobre a reunião que a mesma seria um fechamento
sobre o perfil do coordenador pedagógico, relembrou a nossa primeira reunião,
na qual foi comentado que pensar no perfil desse profissional seria uma
construção demorada, pois é “se pensar”, e “ se pensar na função”, “pensar no
perfil do coordenador para o hoje e para o futuro”, refletir “o EU
profissional”.
Em seguida foi
realizado a brincadeira “Para quem você tira o chapéu”: A brincadeira foi
realizada da seguinte forma, cada coordenadora recebeu uma ficha com uma
fotinho de uma colega do grupo e algumas perguntas a serem respondidas. (Nome;
Instituição; Principais características dessa Pessoa; Principais Qualidades
Profissionais; Dentro da função que exerce, em que aspectos mais se destaca? E
Defina essa pessoa em uma palavra.
Concluindo a
coordenadora Silvana disse que esse momento é muito importante, pois é pensar
em características pessoais, mas também pensar em nossas qualidades
profissionais.
Em seguida a
Coordenadora Camila apresentou o portfólio que estava na sua escola Os
Baixinhos. E a próxima a levar é a Coordenadora Fernanda.
Em seguida foi
realizado uma socialização do estudo “Conhecimentos que o formador precisa
ter), auto avaliação dos conteúdos indispensáveis do perfil do coordenador
pedagógico.
1. Identidade
profissional
2. Concepção
de formação
3. Relações
interpessoais
4. Liderança
e condução de grupo
5. Planejamento
6. Estratégias
de avaliação
7. Instrumentos
metodológicos
8. Conhecimentos
didáticos
9. Tematização
da prática
10. Troca de
experiências
A Coordenadora
Marcela coordenou a próxima atividade que foi montar um mapa conceitual a
partir de sugestões referentes ao papel do coordenador pedagógico da Educação
Infantil.
Em seguida
foram realizados grupos para descrever o perfil do coordenador pedagógico
usando como referencia as palavras do mapa conceitual.
Grupo (Marli,
Fernanda e Angélica) –
Grupo (Marcia,
Marcia, Rosi e Liége) –
Grupo –
(Danusa, Camila e Janete) –
Relatora
Nenhum comentário:
Postar um comentário