Secretaria de Educação - Igrejinha/RS - Educação Infantil

Secretaria de Educação - Igrejinha/RS - Educação Infantil

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Avaliação Qualificação por etapas - Novembro

Avaliação

ETAPA CRECHE

13/11/2014

NÚMERO DE PARTICIPANTE: 38



Comentários e sugestões:

“Repetir esta experiência com a troca de temáticas trabalhadas no dia a dia. Estas trocas nos trazem novos horizontes, novos olhares e experiências para vivenciar.”
“Penso que momentos assim nos enriquecem em sua essência, nos faz refletir sobre o quanto caminhamos até aqui e o que falta até o fim do percurso. Agradeço em nome da rede pela belíssimas capacitações ofertadas durante o ano de 2014, demonstrando preocupação, carinho e cuidado com a infância e com quem cuida e educa.”
“Acredito que a cada temática abordada podemos nos repensar enquanto sujeitos comprometidos com uma educação de qualidade, assim como repensar nossas práticas qualificando-as ainda mais.”
“Sempre é muito importante dividir com o grupo experiências e vivências, pois assim fica claro o quanto nos dedicamos para proporcionar às crianças momentos de prazer e descobertas.”
“Nessa troca de informações aprendemos novas maneiras de trabalhar o dia a dia na nossa sala de aula. Manhã agradável e proveitosa.”
“Esse ano foi muito rico, onde tivemos várias formações, o que de fato contribuiu para termos uma educação cada vez com mais qualidade. Acredito que tivemos um olhar sensível para a Educação Infantil e dessa vez sim, o valor que nós professores merecemos, tivemos da SME com várias qualificações pensadas  na nossa realidade.”
“Nunca se sabe tudo, aprendi muito, foi muito bom.”
“Foi uma manhã bastante proveitosa, onde aprendi mais e consegui me soltar mais na hora de apresentar, pois para mim é muito difícil falar em público.”
“Foi muito importante este momento de trocas e vivências com o grupo. Ver a teoria na prática faz toda a diferença.”
“Os trabalhos e vivências expostas por todas as EMEIs foram riquíssimos para novos olhares sobre as práticas pedagógicas, dentro e fora de sala, ideias, concepções, clareza e indagações sobre tudo o que foi apresentado.”
“A qualificação de hoje foi bastante significativa e acrescentou muitas reflexões ao grupo. Não foi um encontro ‘maçante’ e sim de muitas aprendizagens.”
“Todos os assuntos abordados são importantes, com a socialização e apresentações podemos ter novas ideias para trabalhar com nossos pequenos, conhecer o dia a dia de outras escolas de educação infantil. Tudo o que fazemos é para e com eles.”
“Ótimo espaço para compartilhar aquilo que vem sendo trabalhado em nossas escolas.”
“Foi bem interessante a troca de vivências, trazendo sempre novas experiências para a nossa prática.”
“O trabalho de cada professora foi muito lindo. A troca de experiências faz com que possamos enriquecer mais nossas práticas pedagógicas com as crianças.”
“Achei ótima dividir por temas, pudemos vivenciar um pouco as práticas de cada escola e extrair novas ideias. Valeu a pena participar.”
“A troca de experiências nos faz ter novas ideias e nos dá a certeza de que enquanto rede caminhamos todos na mesma direção, procurando proporcionar aprendizagens significativas para nossas crianças de forma prazerosa e lúdica.”
“Achei especial este momento de trocas, seria ótimo se tivéssemos mais tempo.”
“Ótimo o modo de exposição de cada escola, das coisas que acontecem lá dentro. Poderia apresentar também o que foi significativo para cada uma com atividades que apresentaram resultados satisfatórios.”
“Achei muito importante podermos mostrar um pouquinho do nosso trabalho e conhecer vendo outras escolas.”
“Muito boa a qualificação neste formato, pois podemos refletir mais sobre nossas práticas e tirar novas ideias.”
“Tudo foi muito legal, bem organizado, bem pensado, com certeza vai me ajudar a melhorar ainda mais minha prática, saio daqui com o pensamento de dever cumprido, mas ansiosa para colocar em prática ainda este ano o que vi como sugestão de trabalho, há muitas possibilidades de fazer diferente, fazer melhor, minhas ideias estão à mil.”
“As qualificações são muito importantes para a nossa prática em sala de aula. Ainda mais quando temos espaço para trocar ideias com as outras escolas.”
“A meu ver, mesmo que se venha para cá e ouça coisas que já sabemos ou fazemos, contribuiu muito para avaliarmos o que podemos mudar, melhorar, a troca sempre será a melhor forma de aprender e valorizar-se como um todo. Não concordar sempre não significa ser contra e sim buscar uma forma de ser respeitada pelo nosso modo de ser e viver.”
“Qualificar e aprender andam juntos. Muitas vezes se tem medo de expor algo, mas ao ver os colegas é possível ver coisas parecidas e como podemos fazer para melhorar. Parabéns á todos da Educação Infantil.”
“Acho que este encontro foi muito importante para que possamos entender como foram importantes as qualificações que tivemos e as diferentes formas que elas podem ser interpretadas.”


ETAPA PRÉ-ESCOLAR

18/11/2014

NÚMERO DE PARTICIPANTE: 35



Comentários e sugestões:

“Aprender é um exercício constante e aprender com nossos pares proporciona uma aprendizagem ainda mais rica e significativa, a diversidade e a troca nos fazem refletir sobre a nossa pratica e contribuem para o nosso crescimento.”
“Me sinto orgulhosa por fazer parte deste grupo de educação infantil, um grupo que vem crescendo a cada dia, isso ficou provado nas práticas destas aqui presentes esta manhã.”
“Foi muito bom ter este momento de trocas e reflexões, pois falar sobre nossas praticas enquanto docentes é extremamente gratificante e penso que ao ter a oportunidade de compartilhar com os colegas faz com que nos sentimos valorizados e espaciais.”
“Foi muito proveitosa a manhã, pudemos aprender e analisar como o nosso dia a dia é rico de aprendizagens e alegria. Até mesmo para quem teve vergonha deu vontade de falar e dividir mais! Obrigada pelo lindo momento.”
“Fantástico! Novas ideias, novas formas de fazer.”
Foi mais uma vez um momento de muitas aprendizagens e reflexões, onde cada escola pode de forma criativa e autônoma nos contar sobre suas vivências. O encontro foi muito significativo!”
“Todo e qualquer momento em que reúnem-se pessoas que vivem para um mesmo ideal é muito rico, pois podemos aprender, trocar e conhecer nada mais do que a nossa realidade.”
“Esses relatos enriquecem o trabalho pedagógico dos professores, além do que acontece dentro de nossas escolas, visando sempre o nosso aluno.”
“O educador está em constante aprendizagem, aqui ajudou muito e contribui para isso.”
“Momentos assim, onde as trocas das escolas são tratadas como prioridades fazem as práticas serem valorizadas em cada escola e nos mostram como a nossa rede está qualificada. Essas qualificações só colaboram para a melhoria da educação de Igrejinha.”
“Um momento rico em que cada escola pode mostrar a sua caminhada na educação infantil.”
“Foi uma manhã muito significativa. Ter oportunidade em mostrar a prática pedagógica e fazer trocas de experiências faz toda a diferença.”
“Muito gratificante, ainda gostaria de trabalhar sobre Pareceres.”
“Percebo a evolução da educação infantil no que se refere a deixar de fazer projetos porque ‘precisam ser feitos’ e sim com um olhar refinado sobre o aluno.”
“Na minha opinião, essa manhã foi de tantas aprendizagens e caminhadas ricas, a paixão pelo meu trabalho e oportunidade para pensar no dia a dia.”
“Esta qualificação foi maravilhosa e poderia ocorrer no início do ano para que estas experiências possam ser colocadas em prática em nossa escola.”
“A manhã foi muito produtiva, sugiro para o próximo ano qualificações como esta onde podemos perceber diferentes formas de colocar em prática nossos objetivos.”




Qualificação por etapas - Novembro

Etapa Creche


Etapa Pré-escolar





quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Reunião de Coordenadores - Outubro

           A coordenador Silvana iniciou a tarde falando sobre a reunião que a mesma seria um fechamento sobre o perfil do coordenador pedagógico, relembrou a nossa primeira reunião, na qual foi comentado que pensar no perfil desse profissional seria uma construção demorada, pois é “se pensar”, e “ se pensar na função”, “pensar no perfil do coordenador para o hoje e para o futuro”, refletir “o EU profissional”.
             Em seguida foi realizado a brincadeira “Para quem você tira o chapéu”: A brincadeira foi realizada da seguinte forma, cada coordenadora recebeu uma ficha com uma fotinho de uma colega do grupo e algumas perguntas a serem respondidas. (Nome; Instituição; Principais características dessa Pessoa; Principais Qualidades Profissionais; Dentro da função que exerce, em que aspectos mais se destaca? E Defina essa pessoa em uma palavra.





 

















Concluindo a coordenadora Silvana disse que esse momento é muito importante, pois é pensar em características pessoais, mas também pensar em nossas qualidades profissionais.
Em seguida a Coordenadora Camila apresentou o portfólio que estava na sua escola Os Baixinhos. E a próxima a levar é a Coordenadora Fernanda.












Em seguida foi realizado uma socialização do estudo “Conhecimentos que o formador precisa ter), auto avaliação dos conteúdos indispensáveis do perfil do coordenador pedagógico.
1.      Identidade profissional
2.      Concepção de formação
3.      Relações interpessoais
4.      Liderança e condução de grupo
5.      Planejamento
6.      Estratégias de avaliação
7.      Instrumentos metodológicos
8.      Conhecimentos didáticos
9.      Tematização da prática
10.  Troca de experiências



A Coordenadora Marcela coordenou a próxima atividade que foi montar um mapa conceitual a partir de sugestões referentes ao papel do coordenador pedagógico da Educação Infantil.

Em seguida foram realizados grupos para descrever o perfil do coordenador pedagógico usando como referencia  as palavras do mapa conceitual.
Grupo (Marli, Fernanda e Angélica) –
Grupo (Marcia, Marcia, Rosi e Liége) –
Grupo – (Danusa, Camila e Janete) –
 Após coletivamente foi redigido o Perfil do Coordenador Pedagógico da rede municipal de Educação Infantil  de Igrejinha.

Relatora
Marli Antunes Ribeiro (Vovô Ritter)