Secretaria de Educação - Igrejinha/RS - Educação Infantil

Secretaria de Educação - Igrejinha/RS - Educação Infantil

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

EMEI Vovô Ritter

Projeto: Brincar é muito bom
Justificativa
Segundo o Referencial curricular para a Educação Infantil o brincar apresenta-se por meio de várias categorias de experiências que são diferenciadas pelo uso do material ou dos recursos predominantemente implicados. Para que as crianças possam exercer sua capacidade de criar é imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhes são oferecidas nas instituições, sejam elas mais voltadas às brincadeiras ou às aprendizagens que ocorrem por meio de uma intervenção direta.
Cada vez mais o ser humano vem se esquecendo de coisas essenciais que nos caracterizam enquanto humano – o simbolizar, o imaginar, o fantasiar, o brincar. A brincadeira tem em si a mesma condição de nos mobilizar, de permitir que sejamos espontâneos e inteiros.
Queremos garantir um espaço onde o Fazer, Viver, Experienciar e a Brincadeira aconteçam de fato, permitindo às crianças “ser criança” valorizando histórias, jogos e brincadeiras que passam de geração para geração.

Objetivos Gerais
-Propiciar oportunidades para que estabeleçam relações de troca com o outro, compartilhando experiências.
-Incentivar a participação de todos, promovendo valores humanos como, empatia, solidariedade, colaboração, respeito, integração das diferenças, paciência, tolerância;
-Estimular o cuidado e o respeito com o outro, com a natureza.
-Integrar crianças da escola, bem como professoras e educadoras.

Objetivos Específicos
-Integrar as turmas, professores e educadores da escola promovendo a interação entre as diferentes idades.
-Discutir e respeitar regras, recriando-as e negociando-as de comum acordo com os colegas.
-Imitar e representar, vivenciando papéis que lhe sejam mais interessantes.
-Ampliar o repertório de jogos, brincadeiras e histórias.
-Ouvir histórias, criando a “hora do conto especial” possibilitando momentos de descontração.
-Expressar-se através das diversas linguagens como, música, dança, artes, desenho, etc.
-Estimular o contato com diferentes materiais como massinha de modelar, areia e terra.
-Instituir o dia do brinquedo de casa.

Desenvolvimento
Segundo o pensador russo Vygotsky (1896-1934), é por meio do convívio com o outro que o homem se constitui. Durante as brincadeiras, os mais novos têm o hábito de imitar as atitudes dos maiores e o caminho inverso também acontece. A criança maior percebe que a mais nova é diferente dela e que, por isso, tem algumas limitações que precisam ser respeitadas. A interação não é simples, mas tem peso importante na evolução do conhecimento dos pequenos.

A troca de experiências é uma rica fonte de aprendizado. Na Educação Infantil, essa prática pode se tornar ainda mais produtiva quando há o convívio entre turmas de idades diferentes. Apesar de as crianças serem agrupadas por faixa etária, não é difícil organizar momentos de convivência entre os mais velhos e os novinhos. Pensando nessa proposta a escola desenvolveu o projeto “Brincar é muito bom” promovendo a integração de todos da escola.

Iniciamos nossa tarde do dia 09/07/14 com uma roda de conversa com as crianças, cada professora com sua turma na sala, todas as crianças foram divididas em cores azul, amarelo, verde e vermelho, as crianças foram encaminhadas para a quadra e lá assistiram o teatro da história Rapunzel que trazia no elenco a diretora, a coordenadora, a secretária e a professora do jardim. Foi muito divertido as crianças gostaram muito. Em seguida as crianças reuniram-se por cores e as educadoras auxiliares ajudaram, cada uma ficando com uma cor onde os grupos participavam de oficinas.

As oficinas foram pensadas em conversa com as professoras e decidiu-se para essa história oficinas de: desenho, construção de coroas, corrida de cavalo, pintura de rosto, tranças e topete. As professoras ficaram responsáveis pelas oficinas.

As crianças adoraram, tarde muito especial na EMEI Vovô Ritter.

















Diretora: Dislaine Schenkel
Coordenadora Pedagógica: Marli Antunes Ribeiro
Turmas participantes: Toda a escola


Nenhum comentário:

Postar um comentário