Secretaria de Educação - Igrejinha/RS - Educação Infantil

Secretaria de Educação - Igrejinha/RS - Educação Infantil

segunda-feira, 21 de julho de 2014

A ARTE DE CONTAR E CANTAR HISTÓRIAS- Parada Pedagógica






























No dia 11 de julho, nas dependências da Sociedade União de Cantores de Igrejinha- SUCI, aconteceu a segunda etapa da Parada Pedagógica da rede de  Educação Infantil de Igrejinha. 
Na oportunidade, professores, educadores auxiliares, coordenadores e diretores, participaram de palestras/oficinas, que foram organizadas pelo Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o SESC. 
A atividade iniciou no turno da manhã com a palestra  A importância da Música para o Desenvolvimento Humano, ministrada pela Bacharel em Música Camila Postiglione Wetternick, ela abordou a contribuição da música enquanto meio de transformação e integração dos seres humanos, enfatizando ainda a linguagem e a música como fontes primordiais de comunicação. 
Em seguida refletiu acerca da Lei 11.796/2008 e contextualizou o histórico do ensino da música nas escolas, destacando que o objetivo principal da lei, não é formar músicos profissionais, mas sim reconhecer os benefícios que esse ensino pode trazer para o desenvolvimento e a socialização das crianças. 
A oficina mesclou espaços de reflexão, estudo, aprofundamento teórico, com momentos lúdicos que evidenciaram o prazer que a linguagem musical desperta nos adultos e nas crianças.
Na parte da tarde tivemos a palestra Do livro a Hora do Conto: Contar, cantar e encantar, com a  professora, escritora e contadora de histórias Márcia Funke Dieter, que de forma lúdica e apaixonada possibilitou aos profissionais da rede uma tarde de muito aprendizado, com sugestões de atividades de mediação de leitura e principalmente de encantamento da criança através da literatura. 
Com a participação especialíssima do músico Yuri Felipe Pohren, a palestrante criou um espaço lúdico e mágico fundamental a contação de histórias. Márcia destacou que o ouvir e o contar histórias permite a criança construir a sua própria história, criando autonomia e proporcionando a experimentação variadas emoções.  Assim, o professor desempenha um papel fundamental ao escolher as histórias a serem trabalhadas, as formas de contá-la, a entonação, o espaço, os materias utilizados...
A palestrante deixou importantes mensagens para nós que atuamos para Educação Infantil, onde o lúdico está sempre tão presente em nossas práticas cotidianas, assim, gostaríamos de destacar  as seguintes reflexões:
" Contar histórias e um ato de amor. Demonstre seu amor contando histórias." Márcia Dieter
" Permita-se! Sonhe, brinque, ria, chore, dance, cante, encante... EmocionE- SE..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário