Secretaria de Educação - Igrejinha/RS - Educação Infantil

Secretaria de Educação - Igrejinha/RS - Educação Infantil

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Rodas de Conversa com professores e coordenadores pedagógicos.

Rodas de Conversa...

O final do mês de abril e o início de maio foi repleto de “Rodas de Conversa” para o público que trabalha com crianças de 0 a 6 anos no município de Igrejinha.
As qualificações, proporcionadas pela Secretaria Municipal de Educação (SME), nos dias 22, 23, 24 e 28/04 e 04/05, reuniram professores e coordenadores pedagógicos das Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Os participantes tiveram a oportunidade de através de leituras, diálogos, trabalhos em grupos, vídeos, constituídos em “grandes rodas de conversas”, lançar um olhar reflexivo sobre suas práticas e de seus parceiros no dia a dia da sala de aula e das escolas.
As temáticas, divididas por faixa etárias, tiveram como questão norteadora o respeito a individualidade e identidade das crianças, que vivenciam um momento único de suas vidas nestas instituições, a INFÂNCIA. As mesmas oportunizaram discussões e desacomodações sobre sono, higiene, alimentação, corpo, movimento, espaço, autonomia, limites, o brincar, “alfabetização”.
O momento, baseado nos estudos publicados nos livros: Bebês na Escola – observação, sensibilidade e experiências essenciais – organizado por Rosana Rego Cairuga, Marilene Costa de Castro e Márcia Rosa da Costa e Roda de Conversa na e da Educação Infantil – organizado por Raquel Dilly Konrath, foi muito rico. Todos os envolvidos opinaram, falando de suas atuações e confrontando-as com os momentos de estudo, bem como formulando possibilidades de parcerias para as mudanças necessárias.
Sendo assim,


Podemos dizer que, após um contínuo período de rodas de conversa, e não somente depois de um único encontro, nós não somos mais os mesmos. Nós nos modificamos e fomos modificados. Nós não saímos mais os mesmos dos nossos encontros de conversa (Waschs, 2013, p. 14).







Nenhum comentário:

Postar um comentário