Secretaria de Educação - Igrejinha/RS - Educação Infantil

Secretaria de Educação - Igrejinha/RS - Educação Infantil

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Portfólio

         Portfólio

      O Portfólio escolar é definido como uma sistematização de registros que revela, conforme o passar do tempo, os diferentes aspectos do crescimento e do desenvolvimento de cada criança auxiliando o professor a entender melhor o desenvolvimento infantil e a planejar atividades educativas mais eficientes. Ao proporcionar às crianças, aos pais e aos professores muitas oportunidades de comunicação sobre o que estão aprendendo, os portfólios incentivam o desenvolvimento de currículos centrados na família.  
      Cada etapa no processo de montagem do portfólio envolve a reflexão das crianças e de seus pais sobre o trabalho delas e a definição de objetivos adicionais. Coletados e avaliados no processo, este documento revela o progresso de uma criança e dá a possibilidade dos professores aprenderem algo novo sobre as necessidades e os interesses da criança. 
      O portfólio é mais do que um simples arquivo de trabalho, pois tem o propósito de capacitar as crianças a pensar sobre seu desenvolvimento como aprendizes e a definir objetivos por si próprios. Envolver as crianças no uso dos portfólios é o ponto crucial do processo de implantação. O objetivo é garantir que as amostras coletadas revelem as habilidades individuais das crianças.
    Pode ser composto por amostra de trabalhos que revelaram a habilidade da criança em usar uma linguagem expressiva, relatos narrativos de experiências recentes e explicações de desenhos ou de outras produções, pois demonstram os pensamentos, os sentimentos e as reflexões das crianças, além de diversos itens, podem ser utilizados também, por exemplo: assinatura das crianças; carta para pais e outras pessoas; registro em diários, relatórios; histórias e livros; letras de músicas, etc. 
      O portfólio é uma avaliação autêntica da criança, demonstra a prática das habilidades trabalhadas, os quais caracterizam a maioria das avaliações e muitas das avaliações típicas de sala de aula.

      Por isso, desde 2013 também iniciamos a construção de um portfólio das coordenadoras das escolas de Educação Infantil, onde a cada mês uma coordenadora leva o portfólio para a sua escola e além de sistematizar os estudos realizados e relacionar com as práticas cotidianas realizadas na escola, pode mostrar o que está acontecendo naquele momento na escola, os projetos desenvolvidos nas turmas, as ações pedagógicas realizadas em parceria com as famílias, as qualificações realizadas, entre tantas outras atividades que são planejadas com muito carinho e dedicação para nossas crianças.
      A partir de agora, iremos compartilhar em nosso blog o material que já foi construído e posteriormente o que será elaborado durante o ano também, pois este material é riquíssimo e demonstra a importância de valorizarmos o desenvolvimento e aprendizagem, bem como a prática do registro que é um dos principais documentos da Educação Infantil.

EMEI Igrejinhense
Coordenadora Danusa Muller




















EMEI Morada da Colina
Coordenadora Cristiane Bischoff



















EMEI Vovô Ritter
Coordenadora Marli Ribeiro




































Nenhum comentário:

Postar um comentário