Nesta tarde reunimos as equipes das escolas municipais de Educação Infantil no CEAAK ( Centro de Educação Ambiental Augusto Kampf). O encontro teve como objetivo dar continuidade no trabalho iniciado na Abertura do Ano Letivo, quando assistimos o documentário Território do Brincar e dialogamos com professora Rosane Romanini sobre uma Educação Infantil de Qualidade. No início da atividade fomos acolhidos com a fantasia e o encantamento de um príncipe e uma princesa, despertando em nós a alegria da criança.
Em seguida a coordenadora pedagógica do CEAAK, professora Bianca, nos falou das atividades previstas para 2016 e da parceria do centro, que está sempre aberto para acolher as escolas. No dia 03/03/2016 ocorrerá a oficina para os professores da Educação Infantil, que está sendo organizada com muita dedicação pelos profissionais do centro.
Após realizamos a leitura do texto " Ninguém é tão grande que não possa aprender Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar"de Luiza Lameirão. Através desta proposta, buscamos aproximar a leitura e a experiência de estar mais próximo da natureza, distanciando-se da presença constante da tecnologia. Conversamos e refletimos junto com o texto sobre o tempo nas escolas, esta pressa que toma conta do cotidiano. E assim diz o poeta, filósofo e pedagogo Agostinho da Silva "a criança enquanto brinca suspende o tempo".
Por isso, se desejamos uma Educação Infantil de Qualidade, precisamos estar mais atentos para observar a vida infantil e nos questionar sobre o que é a infância. As equipes relembraram muitas cenas do documentário sobre a autonomia das crianças nas brincadeiras, a forma como lidam com os conflitos. Ao mesmo tempo, relacionamos estas cenas com a nossa própria infância.
Na última parte do encontro, procuramos despertar o olhar das equipes para o documento do MEC, Indicadores de Qualidade na Educação Infantil, para que possamos olhar coletivamente para as nossas instituições e construir novos caminhos a partir da realidade e dos desejos/ necessidades de cada contexto. Ainda retomamos algumas questões sobre regramento e funcionamento das escolas para o ano de 2016.
Encerramos o encontro com a seguinte reflexão: " Assim como grão de areia se transforma em pérola no interior da concha, com a atenção intensificada, podemos retirar pérolas do fluxo da vida" ( LUIZA LAMEIRÃO)