Secretaria de Educação - Igrejinha/RS - Educação Infantil

Secretaria de Educação - Igrejinha/RS - Educação Infantil

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Reunião das Equipes da Educação Infantil

Nesta tarde reunimos as equipes das escolas municipais de Educação Infantil no CEAAK ( Centro de Educação Ambiental Augusto Kampf). O encontro  teve como objetivo dar continuidade no trabalho iniciado na Abertura do Ano Letivo, quando assistimos o documentário Território do Brincar e dialogamos com professora Rosane Romanini sobre uma Educação Infantil de Qualidade. No início da atividade fomos acolhidos com a fantasia e o encantamento de um príncipe e  uma princesa, despertando em nós a alegria da criança.
Em seguida a coordenadora pedagógica do CEAAK, professora Bianca, nos falou das atividades previstas para 2016 e da parceria do centro, que está sempre aberto para acolher as escolas. No dia 03/03/2016 ocorrerá a oficina para os professores da Educação Infantil, que está sendo organizada com muita dedicação pelos  profissionais do centro. 
Após realizamos a leitura do texto " Ninguém é tão grande que não possa aprender Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar"de Luiza Lameirão. Através desta proposta, buscamos aproximar a leitura e a experiência de estar mais próximo da natureza, distanciando-se da presença constante da tecnologia. Conversamos e refletimos junto com o texto sobre o tempo nas escolas, esta pressa que toma conta do cotidiano. E assim diz o poeta, filósofo e pedagogo Agostinho da Silva "a criança enquanto brinca suspende o tempo". 
Por isso, se desejamos uma Educação Infantil de Qualidade, precisamos estar mais atentos para observar a vida infantil e nos questionar  sobre o que é a infância. As equipes relembraram muitas cenas do documentário sobre a autonomia das crianças nas brincadeiras, a forma como lidam com os conflitos. Ao mesmo tempo, relacionamos estas cenas com a nossa própria infância.
Na última parte do encontro, procuramos despertar o olhar das equipes para o documento do MEC, Indicadores de Qualidade na Educação Infantil, para que possamos olhar coletivamente para as nossas instituições e construir novos caminhos a partir da realidade e dos desejos/ necessidades de cada contexto. Ainda retomamos algumas questões sobre regramento e funcionamento das escolas para o ano de 2016. 
Encerramos o encontro com a seguinte reflexão: " Assim como grão de areia se transforma em pérola no interior da concha, com a atenção intensificada, podemos retirar pérolas do fluxo da vida" ( LUIZA LAMEIRÃO)









segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Fechamento do Projeto " Brincando nas Férias"





No último dia do Projeto de Férias, dia 21 de Janeiro, as alunas do Curso Normal do Instituto Olívia Lahm Hirt realizaram uma contação de histórias nas três escolas polos de Educação Infantil ( EMEI Bem Me Quer, EMEI Igrejinhense e EMEI Vovô Ritter). Elas apresentaram a história "Era uma vez...uma fruta amarela", da escritora Leia Cassol. A bicharada queria descobrir o nome da fruta amarela, mas uma bruxa muito malvadaqueria atrapalhar todas as tentativas dos bichos. 
A atividade de encerramento encantou crianças e professores, tornando este momento repleto de diversão e muitas gargalhadas. 

Acompanhadas com a voz e violão de Tayná Andresa Correa (estagiária), elas cantavam na companhia de todos os bichos:

 - Carambola, carambola
 Não posso esquecer seu nome
 Carambola, carambola
 Pois meu povo passa fome

Agradecemos a parceria do Instituto Olívia Lahm Hirt, através das alunas do Curso Normal, que organizaram com muito carinho e dedicação a atividade de encerramento.

Também parabenizamos o comprometimento de todos os profissionais que trabalharam no Projeto de Férias 2016. Em nome da Administração Municipal, o nosso agradecimento!

Estagiárias do Instituto Olívia Lahm Hirt



No dia 08 de Janeiro de 2016, as alunas do Curso Normal do Instituto Olívia Lahm Hirt reuniram-se na Sala de Reuniões da Secretaria de Educação para planejar atividade de encerramento do Projeto: " Brincando e Aprendendo na Férias". O grupo de alunas compartilharam algumas ideias e construíram uma proposta coletiva para ser apresentada no último dia do projeto. Elas elaboraram a dramatização da história "Era uma vez...uma fruta amarela" da escritora Leia Cassol. A partir desta ideia, dividiram as tarefas, combinaram a criação de fantasias e agendaram um momento de ensaio na casa de uma das alunas. 

Parabéns às todas pela criatividade e pelo envolvimento neste primeiro momento!


segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

As crianças estão chegando!

As crianças estão chegando!
Projeto Brincando e Aprendendo nas Férias!

No dia 06/01 iniciaram as atividades nas três Escolas Municipais de Educação Infantil de Igrejinha, EMEI Bem Me Quer, EMEI Igrejinhense e EMEI Vovô Ritter, escolas pólos do Projeto Brincando e Aprendendo nas Férias.  

Para algumas crianças foi um momento de reencontro com as próprias professoras e educadoras auxiliares. Outras precisaram   de um tempo para conhecer o novo espaço, construir vínculo com as novas professoras e educadoras auxiliares,... Todos os envolvidos estavam bem organizados para acolher as alegrias e angústias que fazem parte deste momento. Podemos dizer que a primeira semana foi muito tranquila e divertida!


“A escola deve ser alegre. As crianças e as professoras devem gostar da escola.”(FARIA)



















quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Retorno das equipes, professores, educadores auxiliares, profissionais de apoio e funcionários do Projeto de Férias 2016

No dia 05 de janeiro, as diretoras, coordenadoras pedagógicas, professores, educadores auxiliares, profissionais de apoio e demais funcionários iniciaram a organização das escolas polos para a realização do projeto "Brincando e Aprendendo nas Férias". Durante a manhã as equipes realizaram uma recepção e acolhimento de todos os profissionais e a tarde dialogaram sobre os projetos que cada professor realizará com as crianças.

Um dia de muito trabalho e envolvimento para tornar os espaços mais acolhedores para as 248 crianças que participarão do projeto!

O projeto inicia no dia 06/01 e encerra no dia 21/01/2016 para todas as famílias que realizaram a inscrição no mês de Novembro e comprovaram a necessidade de vaga no período.

As EMEIs Bem Me Quer, Igrejinhense e Vovô Ritter estão esperando as crianças!